Relações Ecológicas

As interações que os indivíduos de uma espécie mantêm com indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes para obter os recursos necessários para sua sobrevivência e reprodução constituem as relações ecológicas. Essas interações permitem que eles se alimentem, encontrem abrigos, se acasalem, cuidem Relações ecológicas da prole, etc. Algumas dessas interações, no entanto, tornam-se prejudiciais aos indivíduos, especialmente quando os recursos do meio são escassos. Este capítulo trata da enorme diversidade de interações que os indivíduos mantêm entre si para garantir os seus meios de sobrevivência e de reprodução.


As relações intraespecíficas são muito variadas e diferenciam-se conforme as características da espécie. Entre os vegetais, por exemplo, há espécies em que os indivíduos se mantêm afastados uns dos outros; em outras, a sobrevivência depende da proximidade dos seus semelhantes. Entre os predadores de grande porte é comum a vida solitária, com encontros esporádicos para acasalamento ou atividade de caça. Já entre os herbívoros, a vida em bandos é frequente, embora isso não seja uma regra. Essas relações podem ser classificadas em dois grupos principais, que serão tratados nos próximos tópicos: de cooperação ou de competição.





Fonte: Reprodução SP Biologia 3

Penulis : Maria Helena ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel Relações Ecológicas ini dipublish oleh Maria Helena pada hari quinta-feira, 24 de maio de 2012. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 0 komentar: di postingan Relações Ecológicas
 

0 comentários:

Postar um comentário